quarta-feira, 23 de junho de 2010

Depoimento de Hermeto Pascoal sobre o "som da aura"

Responsável pelo show de encerramento do 1° Festival de Jazz de Pelotas, dia 3 de julho, Hermeto Pascoal e Grupo tem a seguinte formação: Hermeto Pascoal (teclado, chaleira, escaleta, berrante, copo com água, oito baixos, flauta-baixo...), Itiberê Zwarg (contrabaixo), Márcio Bahia (bateria), Fábio Pascoal (percussão), Vinicíus Dorin (saxes e flautas), André Marques (piano) e Aline Morena (voz e viola caipira).
Som da Aura (depoimento de Hermeto Pascoal redigido por Aline Morena em 04/03/09)
Aos sete anos de idade descobri que a nossa fala é o nosso canto. O mais natural de todos, pois cada fala é uma melodia. Eu costumava dizer para minha mãe que ela e suas amigas estavam cantando quando conversavam, mas ela dizia: "Deixe disso, menino! Você está ficando louco?".
Mas, na década de oitenta, Hermeto registrou essa idéia em disco e comprovou que não estava louco não. Os primeiros sons da aura estão no lp "Lagoa da Canoa Município de Arapiraca"(1984). Nesse disco, Hermeto registrou os sons da aura dos locutores esportivos José Carlos Araújo e Osmar Santos. Para ele, o som da aura é a vibração sonora da alma de cada um, refletida pela sua fala, que faz a ligação entre mente e corpo.
É possível fazer o som da aura também dos animais e dos objetos. No caso dos objetos, eles refletem a nossa energia. No último cd e primeiro dvd de Hermeto Pascoal, o "Chimarrão com Rapadura", de 2006, em duo comigo, registramos dois exemplos disso. O cd "Festa dos Deuses" (1992) também contém faixas com o som da aura da professora de Educação Física Fabiula Barros, do ex- presidente Fernando Collor de Melo e do poeta, escritor, ator...Mário Lago.
Para finalizar, Hermeto diz que num futuro bem próximo o som da aura será um recurso muito utilizado no cinema e no teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário